Caminhos do Xixá, em Goiás, é a nova rota de cicloturismo do Brasil e já faz parte da Rede Brasileira de Trilhas. O roteiro circular de 160 km, cujo ponto de partida é a cidade de Itapuranga, passa por três Áreas de Proteção Ambiental (APA), além de cruzar muitos rios, mirantes, piscinas naturais e as surpresas do Cerrado e da cultura do centro-oeste brasileiro pelo trajeto.

Dividida em sete trechos, é possível fazer a rota em vários dias, conforme a disponibilidade de tempo e condicionamento físico dos viajantes. Ao longo do percurso já existe uma rede local para hospedagem e alimentação.

“Em breve, os estabelecimentos [ao longo da rota] irão passar por uma qualificação feita pelo Sebrae”, explica Flávia de Brito Rabelo, coordenadora da trilha Caminhos do Xixá.

Segundo ela, que também participou da estruturação do Caminho de Cora Coralina, a região se destaca pela agricultura familiar: são mais de 4 mil propriedades rurais que produzem hortaliças de forma orgânica, maracujá, rapadura, cachaça e até uma vinícola.

“Estamos trabalhando para criar experiências rurais ao longo do Caminho”, finaliza.

Fonte: Aliança Bike

Bike

Caminho de Cora

Caminhos do Xixá